Qual broca devo usar ?

Após a compra de uma furadeira, uma questão muito comum surge. Qual broca devo usar ?

Existe diversos tipos de brocas, cada uma para uma função diferente, mas todas tem como função principal “Perfurar”, algumas para madeira, outras para aço, e outros materiais.

Quando for fazer a compra de uma broca deve-se verificar qual o material que iremos perfurar. Com essa informação o vendedor poderá te indicar broca mais apropriada para este material.

Quais são os tipos de brocas?

Antes de conhecermos os tipos de brocas, devemos saber que alguns cuidados devem ser seguidos na sua utilização.

Não devemos usar brocas para madeira em paredes metálica ou de concreto, ou brocas para metal ser utilizada em concreto. A única broca que pode ser utilizada em qualquer superfície é a broca multiconstruction que foi desenvolvida para trabalho em varias superfícies.

As brocas especial para madeira e aço rápido, nunca podem ser utilizadas na furadeira no modo impacto.

Devemos sempre proteger os olhos e mãos, utilizando: óculos de proteção e luvas.

NUNCA substituía a broca na furadeira, enquanto a mesma estiver conectada a energia. Acidentes nesta hora são muito comuns.

Tipos
Broca de três Pontas

Utilizadas somente em madeira.
Fabricadas em aço carbono, que proporciona maior resistência ao calor gerado pelo atrito com a madeira e suas  resinas.

A ponta central serve como um guia do furo, não deixando o ponto inicial escapar durante a perfuração, as outras 2 pontas servem para perfurar.

Essa broca é utilizada em todo o tipo de madeiras, duras, macias, contraplacados, compensados, formicas, aglomerados, etc.

Broca para Concreto – Widea (Metal duro)

 

Pode ser utilizada em concreto, alvenaria, mármore, etc. Dependendo da especificação da Widea, que poderá ser mais ou menos dura, afiada ou não. sempre utilizada em materiais mais resistentes.

Não servem para furar metais ou madeira.                                                                                          Pode e deve ser usada no modo martelete.

Sua ponta tem a forma de uma flecha, sendo mais larga que o corpo da broca evitando que o pó gerado pela perfuração trave a broca dentro do furo, é capaz de furar em instantes qualquer parede.

Aço Rápido

 

Utilizada para perfurar metáis

Brocas helicoidais com haste cilíndrica e podem ter corte à direita e a esquerda.

Dependendo do metal a ser perfurado, poderá ter uma cobertura, que proporcionara maior resistência, que poderá ser de titânio por exemplo.

Brocas para concreto SDS-Plus e SDS-Max

 

Utilizada para uso profissional na perfuração de concreto, granitos, mármores, basalto, tijolos e materiais de alvenaria em geral.

Muito semelhantes às brocas para concreto simples (Widea), no entanto dispõe de um sistema de encaixe especial, que previne eventuais deslizes durante a perfuração, o que é muito comuns nas demais brocas fixadas por meio de mandril.

O sistema SDS-Plus é usado nos martelos de classe até 4 kg, e seu encaixe é menor se comparado com o sistema SDS-Max, que é utilizado nos martelos superiores a 4 kg, o que proporciona maior capacidade de diâmetro na perfuração devido a robustez deste sistema.

As brocas SDS-Plus e SDS-Max são mais resistentes que as brocas simples, em virtude da elevada força gerada pelos martelos que utilizam essas brocas.

 

Broca serpentina

Apropriadas para todas as madeiras duras e macias, além da madeira úmida, proporcionando uma perfuração com acabamento elevado e excelente escoamento de cavacos.

Com a geometria espiral, sua perfuração tem um avanço rápido.

 

BROCA CHATA

 

Utilizada para furar madeira, aglomerados, fibras.

Sua ponta piloto, geralmente equipada com uma rosca evita deslizamentos e proporcionando uma tração maior, o que produz uma perfuração mais rápida.
São usadas em situações que não exigem fino acabamento.

Indicadas para perfurações onde o material é muito grosso, de forma que esta é a única broca com capacidade de perfuração acima de 20 cm.

Serra Copo.

 

 

Serve para fazer furos de grandes diâmetros.

Existe vários tipos de serras copo, que podem ser usados em madeira, metal, plástico, alumínio, alvenaria, cerâmicas e porcelanatos, etc.

Estas brocas consistem numa coroa em que a parte externa, dependendo do tipo poderá ser dentada ou diamantada, com uma broca no meio que serve para dar início o furo a ser realizado.

Para madeira, compensado e derivados não é necessária grande experiência para utiliza-la .

15 comentários em “Qual broca devo usar ?

  1. Preciso fazer um furo no porcelanato, ele é extremamente duro, da Eliane 80×80, para por o vaso sanitário. Um fur de 10mm, mas minhas brocas de videa não aguentaram, tem uma específica? Procurei na net e não achei.

    1. Olá Juliano,
      Primeiramente temos que passar algumas informações, para este furo você ira precisar de uma furadeira na função sem impacto para não correr o risco de quebrar o porcelanato, e ainda utilizar uma broca diamantada, que geralmente é usada em cerâmicas, porcelanatos e etc.
      Indicamos para o seu uso a Broca Diamantada Código: 2 608 550 609 BOSCH que você pode ter mais informações em nosso televendas ou pela pagina de contato.

    1. O macho é um metal muito duro, por isso você terá usar uma broca especial de matal duro, ou broca especial de titânio, Não disponibilizamos nenhuma delas em nosso estoque! Porem você consegue encontrar em lojas especializadas em brocas.

  2. Tenho um pe de mesinha em cerejeira que gostaria de fazer um abajur,mais nao sei aonde ir pr fazer o furo da passagem do fio,poderia me ajudar.

  3. Olá. Tentei furar paredes com furadeira de impacto Schulz 650ww, usando broca 6mm Makita com metal duro na ponta e não deu certo. A broca chegou a quebrar e ficar com aspecto queimado! Alguma outra broca poderia ser utilizada? Ou haveria algum truque para driblar a dureza daquele concreto? Obrigada

    1. Qual a marca da broca utilizada? algumas brocas tem uma baixa qualidade da widea que faz com que ela queime facilmente!
      Sugiro usar uma marca como bosch, makita e etc!
      Caso também queira uma facilidade para perfurar concreto, deve se usar uma furadeira mais potente, ou ate mesmo um martelete na função impacto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>