Broca de alvenaria e concreto Bosch: os tipos mais usados

As brocas de alvenaria e concreto são projetas para perfurar materiais duros e de alta resistência com concreto, tijolo, pedra como por exemplo mármore e granito e outras alvenarias.

Algumas brocas de alvenaria e concreto podem ser usadas em furadeira de impacto com ou sem fio, mas aquelas projetadas para uso em um martelo perfurador ou martelete podem perfurar a alvenaria com mais eficácia.

Broca de alvenaria e concreto Bosch: os tipos mais usados

A ação de martelar da ferramenta aciona a ponta da broca no material, enquanto a ação de rotação canaliza os detritos ao longo das espirais evitando que a broca trave dentro do furo

Produzida com metal duro

As brocas de alvenaria e concreto possuem ponta de carboneto de tungstênio, uma liga de metal duro. O metal garante alta resistência ao desgaste da broca, causado pelo atrito e superaquecimento, por girar em alta velocidade. Além de preservar o corte por um tempo maior do que as pontas de aço ou titânio.

O alemão Fried Krupp introduziu esse metal duro para ser usado como ferramenta de corte, em 1927, com o nome de widia (widiamant do alemão, como diamante), por isso essas brocas também são conhecidas no Brasil como brocas de videa (ou widea).

Existem 3 tipos de broca mais comuns para alvenaria e concreto, sendo 1 tipo para uso em furadeira de impacto com encaixe cilíndrico ou hexagonal e 2 tipos para uso em marteletes com encaixes SDS-Plus e SDS-Max.

A sigla SDS vem do termo inglês Special Direct System, que significa inserir, girar e encaixar e se refere ao encaixe rápido da broca no martelete. O martelete possui um pistão que dispara a broca para frente a puxa para trás aumentando a eficiência da broca e reduzindo a necessidade de força excessiva sobre a ferramenta para que a perfuração seja eficiente.

SDS-Plus & SDS-Max

O sistema de mandril SDS foi o original desenvolvido pela Bosch. O SDS Plus é uma melhoria no sistema SDS original, mas permanece compatível com as brocas SDS e é agora o mais visto no mercado. O SDS Max foi projetado para trabalho mais pesado de alvenaria e é incompatível com SDS / SDS Plus.

Broca SDS-Plus: de 4mm até 30mm de diâmetros em marteletes de até 4 kg com encaixe SDS-Plus. As brocas têm comprimento de 110mm a 1500mm. Disponível nas versões de 2 ou 4 espirais cortantes.

Broca SDS-Max: de 13mm até 44mm de diâmetros em marteletes superiores a 4 kg com encaixe SDS-Max. As brocas têm comprimento de 300mm a 530mm. Disponível nas versões de 2 ou 4 espirais cortantes.

Assista o vídeo lançado para comemorar 40 anos da invenção do sistema de encaixe SDS-Plus https://www.youtube.com/watch?v=SyADvkUYh0U