Como remover ferrugem das ferramentas

Remover ferrugem das ferramentas é algo que requer conhecimento. Se você não souber o que está fazendo pode prejudicar ainda mais a sua ferramenta ou no mínimo não atingir o objetivo desejado, o que causa frustração.

Ferrugem é sempre algo desagradável, principalmente para pessoas que têm um certo apego emocional e gostam de suas ferramentas, mas, com um pouco de cuidado e dedicação, elas poderão voltar a ser como eram antes. 

Usando o vinagre para remover ferrugem das ferramentas

Existem inúmeros métodos caseiros e produtos comerciais com a mesma finalidade: remover ferrugem das ferramentas e devolver o brilho original.

Citando alguns exemplos que podem te ajudar, temos, a princípio, o vinagre. Limpar ferrugem com vinagre é um dos métodos caseiros mais utilizados.

Para remover a ferrugem da sua ferramenta, basta mergulhá-la em vinagre e deixa-la de molho por volta de 48h. Passado este tempo, tire-a de molho e esfregue-a com uma esponja de aço ou com o lado abrasivo da bucha comum. Se necessário, repita a operação.

Após essa etapa, seque bem a ferramenta e finalize com óleo vegetal, para manter o brilho e conservar a peça.

Vinagre e Sal - Outra maneira de eliminar a ferrugem ainda utilizando o vinagre é misturando-o com sal comum. O processo é bem parecido com o citado acima, com a diferença de que agora o sal é adicionado para potencializar o efeito do vinagre.

E porque o vinagre ajuda a remover ferrugem das ferramentas: O vinagre contém tipicamente 5-20% de ácido acético por volume. O ácido acético é produzido pela fermentação de etanol ou açúcares por bactérias ácidas acéticas e é um excelente agente removedor de ferrugem e outros depósitos.

Usando limão e bicarbonato para remover ferrugem das ferramentas

Limão e bicarbonato também são úteis, basta aplicar a mistura dos dois ingredientes na ferramenta com a ajuda de um pincel e deixar agir alguns minutos. Após isto, é necessário passar uma lixa número 300 para retirar crostas e resquícios da ferrugem.

Depois, basta limpar bem com uma folha de papel toalha ou pano seco. Para a sua segurança, não se esqueça de utilizar luvas durante todo o processo, pois você estará lidando com substâncias corrosivas, que podem causar acidentes.

Somente o limão - O limão sozinho também pode remover a ferrugem, basta aplicá-lo em toda a superfície da ferramenta e ver a mágica acontecer. Algumas pessoas também misturam o limão com sal comum, de cozinha, para fazer uma espécie de lixamento da peça, removendo as crostas de ferrugem.

Somente o bicarbonato - O bicarbonato também pode ser utilizado sozinho basta fazer uma pasta com água até atingir uma consistência boa o suficiente para conseguir aplicar a mistura em toda a ferramenta. Deixe agindo por algumas horas até que o resultado seja obtido.

E porque o limão e bicarbonato ajudam a remover ferrugem das ferramentas: O bicarbonato de sódio reage com o ácido cítrico no suco de limão para formar gás carbônico. E é o gás carbônico que faz a limpeza. Esta combinação é usada em muitas indústrias e áreas técnicas, incluindo aeroespacial, automotiva, eletrônica, médica, manufatura, pesquisa básica e aplicada e óptica.

Usando refrigerante

Outra solução inovadora que vem fazendo fama na internet recentemente é o uso de refrigerantes para retirar a ferrugem das ferramentas.

Para isso, é simples; basta deixar toda a peça submersa em uma tigela ou bacia com refrigerante e esperar de um dia para o outro. Depois, basta lavar a ferramenta normalmente e a sua peça estará nova.

E porque o refrigerante ajuda a remover ferrugem das ferramentas: estima-se que uma lata de refrigerante de cola tenha cerca de 2.2 gramas de CO2 (dióxido de carbono, também conhecido como gás carbônico) e gera uma reação similar a reação do limão e bicarbonato de sódio.

Usando batata

Outro método diferente de se resolver o problema é usando batatas. Elas são cortadas e dispostas como uma “cama” para a ferramenta. Algumas rodelas também são colocadas em cima, deixando a peça totalmente coberta. O ácido ascórbico presente na batata irá remover as crostas de ferrugem da sua ferramenta, deixando-a nova e brilhante.

Usando produto químico

Para aqueles que não são adeptos das soluções caseiras, hoje em dia, é possível encontrar disponíveis no mercado produtos específicos para essa finalidade, como, por exemplo, removedores de ferrugem e condicionadores metálicos.

Estes produtos são bem práticos de usar e são indicados para desoxidar e limpar vários tipos de objetos de metal; entre estes, as ferramentas.