Como usar Roçadeiras STIHL: saiba tudo!

A Roçadeira STIHL é um equipamento robusto e eficiente para corte, que realiza o corte preciso de gramas, arbustos e vegetações rasteiras. É importante estar atento ao modo correto de operar a máquina para que você não perca em eficiência e não coloque em risco sua segurança. Veja abaixo como usar a Roçadeira STIHL.

Indicações de uso

O uso inadequado pode danificar a lâmina para cortar relva por causa sde peças que podem se desprender. Ao perceber a falta de fio, afiar a lâmina para cortar relva de acordo com as instruções.

Utilize lâminas de metal para cortar grama, matagal, brenha e para podar brotos novos em reflorestamentos com no máximo 2 cm de diâmetro. Evite cortar madeira grossa.  Lembre-se que não são permitidas lâminas de corte para relva, lâminas de metal e serras circulares de outro material que não seja metal.

Como usar Roçadeira para cortar grama e podar brotos

Ao cortar grama e ao podar brotos novos, conduzir a máquina como uma foice bem próxima ao solo. Mergulhe a lâmina de metal no matagal que será triturado. Não erguer a ferramenta de corte acima da cintura.

Quanto maior a distância da ferramenta de corte do solo maior é o risco de partículas serem lançadas para o lado, o que pode levar a riscos de ferimentos.

Como usar Roçadeira STIHL para cortar arbustos e árvores

O ideal é utilizar a serra circular para cortar arbustos e árvores de até 4 cm de diâmetro. A melhor potência de corte é obtida com uma aceleração alta durante o corte e passos de avanço uniformes.

Utilize a serra circular somente com o encosto adequado ao diâmetro da ferramenta de corte. Ao realizar a derrubada de pequenas árvores manter uma distância mínima do comprimento de duas árvores do próximo operador.

Alguns avisos importantes de como usar são:

* Evite contato da lâmina com pedras, corpos metálicos ou semelhantes;
* Não corte madeira ou arbustos com diâmetro do tronco maior que 2 cm. Use serra circular para diâmetros mais grossos;
* Verificar regularmente se a lâmina de metal não está danificada e se estiver evite usar;
* Procure afiar sempre a lâmina de metal ao perceber que está sem fio, conforme especificações. Para realizar o balanceamento é indicado levar para uma assistência técnica autorizada.

Preparando a Roçadeira STIHL

Limpe a tampa do tanque e a área ao redor antes de abastecer, para que não caia sujeira no tanque. Em seguida posicione a máquina de maneira que a tampa indique para cima.

Adicione o combustível cuidando para não derramar e para não encher até a borda. Após abastecer, feche bem apertando a tampa para que seja fixado.

Coloque o cinto para ombro, ajuste o comprimento de forma que o gancho fique aproximadamente um palmo do quadril direito. Pressione a lingueta do gancho e puxe o olhal de transporte para fora do gancho.

Balancear a máquina

A máquina é balanceada de acordo com a ferramenta de corte montada, até que as posições de equilíbrio tenham atendido às necessidades.

1- Solte o parafuso
2- Desloque o olhal do transporte
3- Aperte o parafuso levemente
4- Deixe a máquina equilibrar
5- Teste a posição de equilíbrio

Posição de equilíbrio

Ferramentas de corte com cabeçotes de corte, lâminas para cortar relva e lâminas de metal devem estar levementer acima do solo. As serras circulares devem pender aproximadamente 20 cm acima do solo. Quando a posição de equlíbrio correta for atingida aperte o parafuso no olhal de transporte.

Ligando a Roçadeira STIHL

Para ligar a máquina pressione a trava do acelerador e a alavanca do acelerador, uma após a outra. Mantenha as duas alavancar pressionadas. Empurre o interruptor combinado para a posição START e também mantenha pressionado. Solte um após o outro a alavanca do acelerador, o interruptor combinado e a trava do acelerador.

Pressione a bomba de combustível pelo menos 5 vezes, mesmo se ela estiver carregada de combustível. Para acionar basta colocar a máquina em posição segura no chão, lembrando que o apoio do motor e proteção para a ferramenta devem estar tocando o solo.

Se estiver sendo usada, retire a proteção para transporte da ferramenta de corte. Não se esqueça que a ferramenta de corte não deve encostar no chão nem em qualquer outro objeto para evitar acidentes.

Pressione a máquina com a mão esquerda firmemente contra o chão, não tocando no acelerador nem na trava. O polegar deve estar posicionado por baixo da carcaça do ventilador.

Com a mão direita, segurar o manípulo de arranque. Puxar o manípulo devagar até sentir o primeiro encosto e depois puxar com rapidez e força.

Não deixar o cordão de arranque correr para trás. Deixar voltar lentamente, para que o cordão de arranque se enrole corretamente. Continue dando arranque.

Após o primeiro sinal de ignição, gire o botão da borboleta do afogador para a posição e continue dando arranque até o motor ligar.

Quando o motor ligar, imediatamente dê um toque na alavanca do acelerador, o interruptor combinado passa para a posição de trabalho I e o motor passa para a marcha lenta.

Para desligar o motor basta empurrar o interruptor combinado em direção da seta para a posição STOP-0.

O que achou das dicas? Para mais informações consulte o manual do fabricante.