Como usar uma furadeira para perfurar azulejo sem danificar a parede

Usar furadeiras para fazer furos não é tão difícil assim; “quase” qualquer um pode fazê-lo. Você pode rapidamente aprender a fazer furos em madeira ou mesmo em concreto, mas fazer um furo em azulejo já é outra história.

Do que são feitos os azulejos?

Os azulejos tendem a quebrar irregularmente por conta do material do qual são feitos, se você não tomar cuidado na hora de fazer o furo.

Os materiais usados para fabricar azulejo são calcário, mármore, granito, cerâmica, porcelana. No entanto, os mais comuns são os de cerâmica e os de porcelana.

Os azulejos de cerâmicas são feitos de argila, colocados em uma estufa e finalizados com esmalte. Os azulejos da porcelana são feitos da poeira de argila. Nos dois processos, a densidade do material é bem grande para garantir que o azulejo tenha boa resistência, porém os azulejos de porcelana tendem a ser os mais duros.

Os azulejos têm superfícies esmaltada, ou algum outro acabamento similar, o que torna ainda mais desafiador iniciar o furo. E é esse início de furo o ponto mais importante do processo. É aí que o azulejo pode quebrar e danificar a parede.

Agora que deixamos claro porque fazer um furo em azulejo é um pouco mais complicado, podemos mostrar-lhe o que você precisa para ser capaz de perfurar de forma correta um azulejo sem danificar a parede.

Veja o que você precisa para atingir o seu objetivo

Primeiro de tudo, você vai precisar de uma broca de qualidade, bem-acabada e sem rebarbas.
Você deve optar por brocas com ponta de diamante ou brocas de alvenaria com ponta de carboneto. A broca de diamante, embora um pouco mais cara, é extremamente durável e pode perfurar até mesmo as superfícies mais difíceis, como a porcelana. Por outro lado, as brocas de alvenaria com ponta de carboneto são, provavelmente, o tipo mais comum de brocas para perfurar azulejo.

Em seguida, você precisará de fita adesiva para evitar que a broca deslize na superfície brilhante da telha. Você também vai precisar de um lápis para marcar os furos que deseja fazer. Assim como em toda perfuração com furadeira, tenha certeza por onde passam os cabos elétricos e canos de água do ambiente onde você está realizando o trabalho. Acertar o furo não inclui acertar um cano de água ou fio elétrico.

Cuide também da sua própria segurança, use óculos de proteção para evitar que pedaços de azulejo ou cimento atinja os seus olhos. Protetores auriculares também são recomendados devido ao ruído da furadeira.

Siga atentamente os seguintes passos:

1. Marque os pontos onde os furos serão perfurados e coloque uma fita adesiva sobre a área.

2. Posicione a furadeira no ponto marcado.

3. Verifique a angulação da broca com a parede. Se o furo não estiver em um angulo de 90º com relação a parede, você pode ter dificuldade em instalar a peça que está instalando.

4. Coloque seus óculos de proteção.

5. Inicie o furo. Não é necessário fazer muita força pois se você perder o controle pode acabar batendo com a furadeira no azulejo ou perder o angulo do furo. Segure a furadeira com firmeza, no angulo correto e aplique pressão suficiente para que o furo seja feito.

6. Remova a fita adesiva, limpe a superfície do azulejo e pronto. Trabalho bem feito!

Estes passos simples são o seu guia para fazê-lo o furo em azulejo sozinho. Em nossa loja online temos as brocas mencionadas, os acessórios que podem ajudá-lo a encontrar canos e fios antes de iniciar o furo e controladores de profundidade para que você não faça um furo mais profundo do que o necessário.