Essa é uma das duvidas mais comuns entre usuários de ferramentas elétricas, saber a real diferença entre essas duas ferramentas. Primeiramente devemos ter em mente que Makita não é o nome da ferramenta serra mármore e sim o nome de uma das fabricantes dessa ferramenta. Devido a Makita ser a pioneira na fabricação da serra mármore ela se popularizou sendo chamada de Makita, e ate hoje muita gente assim a chama.

A dificuldade em saber a diferença entre as duas ferramentas pode acontecer devido elas serem muito parecidas esteticamente, porem as aplicações delas são distintas, e usar a aplicação de uma na outra, pode além de ter um mal funcionamento na execução do trabalho, causar danos no equipamento, ou ate mesmo ferir o usuário.

Uma das maiores diferenças entre as duas ferramentas e a rotação, a serra mármore tem alta rotação sendo indicada em cortes de mármore, concreto, azulejos, porcelanatos e etc, ou seja materiais mais resistentes, devido ao seus discos serem diamantados. Já a serra circular tem baixa rotação sendo indicada no corte de todos os tipos de madeira, seus discos são maiores que os da serra mármore e são de Widea (metal duro).

Outra diferença importante é de que a serra circular dispões de proteção móvel no disco, o qual se abre no momento do corte, fechando-se automaticamente após o fim do trabalho. Já a serra mármore não tem este recurso.

Entre todas estas diferenças, existe uma grande novidade que é o disco diamantado para  madeira, que pode ser utilizado na serra mármore, este disco quebrou as barreiras  e tornou possível o cortar madeira com serra mármore.