Posso furar plástico com furadeira?

Uma furadeira elétrica é uma ferramenta essencial para trabalhos em madeira, metal e construção em geral. Mas será que também podemos furar plástico com furadeira? Esta é uma pergunta comum entre os que adoram trabalhos manuais.

A resposta é sim! Você pode usar qualquer furadeira para furar plástico. No entanto, existem regras que você deve seguir para fazer isso com sucesso. Por causa das propriedades do plástico, elas precisam ser manuseadas de maneira um pouco diferente da madeira ou dos metais.

Aqui estão 9 dicas a serem consideradas ao perfurar plásticos

1. Você pode perfurar plástico com qualquer furadeira, mas o truque está na broca que você deve usar. O plástico é de natureza frágil e pode facilmente estilhaçar ou rachar se não for manuseado com cuidado. Se você usar a broca errada acabará lascando ou rachando o material.

2. A broca mais comum usada para furar plástico com furadeira é a broca de 3 pontas. A broca de 3 pontas tem um ângulo que corta suavemente e funciona bem no plástico porque tem um ponto central que o mantém alinhado deixando o furo perfeito.

3. Não use brocas de torção para furar plástico com furadeira; eles podem arruinar o material fazendo com que ele se lasque.

4. A velocidade da broca deve ser a correta. A velocidade deve ser reduzida ao mínimo ao fazer o furo. A baixa taxa é porque a broca em alta velocidade pode derreter o plástico.

Você terá que diminuir a velocidade da broca também quando a broca sair do material para que o furo não seja danificado.

5. Antes de iniciar a perfuração, é melhor que você prenda o plástico firmemente a uma superfície sólida, como uma mesa de trabalho.

6. Se você pretende fazer um furo profundo, como três vezes mais profundo que o diâmetro da broca, precisará de um lubrificante. O lubrificante ajuda a reduzir os detritos, dissipar o calor e dar um excelente acabamento ao furar plástico com furadeira.

7. O plástico irá expandir ou contrair dependendo da temperatura a que está sujeito, por isso, quando fizer um furo, você terá que fazê-lo ligeiramente maior do que o tamanho real desejado. Ou seja, deixe um espaço extra para o parafuso se mover, e o material não fica tão estressado a ponto de rachar.

8. Desbastar o plástico antes de realmente perfurá-los pode ser útil. Assim a broca certamente permanecerá no centro da área desbastada.

9. Você deve se certificar de furar plástico com furadeira o mais longe possível da borda. O caráter de isolamento térmico do plástico torna instável e propenso a rachaduras.

Esperamos que essas dicas sejam uteis para você e que o seu trabalho em plástico fique no capricho com os furos na medida e bem feitos.