As variações de potência da furadeira sem fio

Furadeiras sem fio usam baterias recarregáveis. Elas têm características semelhantes às de corrente alternada e são, sem dúvida, as furadeiras mais comumente usadas, ocupando um lugar especial na caixa de ferramentas de entusiastas e profissionais de trabalhos manuais.

Em uma descrição simplificada, podemos dizer que todos os modelos de furadeiras consistem em um corpo principal, um pegador e um mecanismo de mandril, que segura a broca. A força que a furadeira possui é um dos grandes diferenciais entre os diversos modelos e deve ser levado em consideração de acordo com trabalho a ser executado.

A potência da furadeira sem fio

A potência da furadeira sem fio é medido em volts. O que é voltagem? É apenas a energia disponível para fazer a ferramenta executar sua função principal, que é perfurar. O número de voltagem representa a quantidade de energia que a perfuradora terá durante o uso. Quanto maior a tensão de uma furadeira sem fio, mais energia ela terá. Subsequentemente, quanto maior a potência da furadeira sem fio, mais força rotacional será gerada na broca. 

Ao ligar o botão, a broca gira. Modelos mais antigos geralmente têm uma única velocidade, mas nos dias de hoje, os modelos mais novos têm um interruptor tipo gatilho que faz o motor girar o eixo mais rápido a cada impulso adicional.

A voltagem de uma furadeira/aparafusadeira sem fio está impressa na lateral da bateria e varia entre 10 e 24 v.

Qual é a voltagem apropriada para trabalhos pesados ​​ou leves? 

Existem 3 opções de potência da furadeira sem fio que você pode usar, dependendo do tipo de trabalho que você deseja fazer.

1) 12 volts ou menos: É mais indicada para uso doméstico simples e projetos de trabalhos manuais. Trabalhos leves, como perfurar pequenos furos e apertar parafusos em materiais macios, não exigem muita energia. As furadeiras dessa categoria geralmente têm um mandril de 3/8 de polegada e não terão problema em apertar parafusos de 3 polegadas ou furos com brocas afiadas.

2) 18 volts a 20 volts: são indicadas para grandes projetos, como remodelação em larga escala e construções. As brocas normalmente têm ½ polegada de diametro e podem fazer furos de até 3 polegadas de profundidade.

3) 24 volts ou mais: são indicadas para perfurar furos em concreto, ferro ou perfuração em madeira mais dura. Essas furadeiras são mais pesadas e tem um preço mais elevado.

É essencial usar a energia apropriada para o trabalho que você precisa realizar. O uso de uma furadeira sem fio de 12v para trabalhos pesados ​​somente danificará a ferramenta. Colocar muita pressão em uma broca durante a perfuração pode causar superaquecimento da broca e até queimar a furadeira.

Então, quando você está perfurando superfícies duras como o concreto, é aconselhável que você retire a broca regularmente para permitir que a poeira escape e dê à broca uma chance de esfriar.

Por que os motores superaquecem?

Um dos problemas significativos que as pessoas têm com a broca sem fio é o superaquecimento. Existem muitas razões pelas quais os motores superaquecem. Vou destacar alguns motivos:

• Partida e parada: a partida e parada constantes da perfuradora acumulam calor ao longo do tempo. Você deve limitar as paradas ou deixar para parar completamente ao final do trabalho.

• Condições de operação: Quando você opera os motores em más condições do local de trabalho, pode causar calor excessivo. Assegure-se de deixar o ambiente arejado e livre de calor excessivo.

• Sobrecarga: Você deve sempre saber a capacidade de operação do seu equipamento. A tecnologia das furadeiras sem fio teve avanços significativos nos últimos anos e essas ferramentas podem ter um desempenho semelhante à maioria das furadeiras com fio. Sua vantagem mais significativa é que elas podem ser usadas ​​em quase qualquer lugar até que as baterias estejam esgotadas. Mesmo assim, as baterias são substituíveis sendo bastante prático ter baterias adicionais.

Este artigo foi útil para você? Por favor, deixe um comentário abaixo. Gostaríamos muito de ouvir de você.