Modelos de baterias para ferramentas

Modelos de baterias para ferramentas

Por que escolher ferramentas a bateria?

Primeiramente, é preciso entender que as ferramentas à bateria ganharam vantagem no mercado. Ao contrário das elétricas, elas são mais leves, práticas e facilitam o trabalho, além de poderem operar em diferentes tensões. Outro ponto de impacto é que, além do aumento da capacidade de carga, também possuem maior durabilidade. É por isso que eles se tornaram mais atrativas ao público.

 

Os avanços tecnológicos também trouxeram mudanças para as ferramentas elétricas. Hoje, os modelos movidos a bateria podem substituir facilmente os modelos elétricos. Por exemplo, podemos citar chaves de impacto, furadeiras, serras... São peças que facilitam a vida dos trabalhadores que trabalham no meio rural, por exemplo, evitando grandes extensões mesmo que não haja eletricidade ou tomada nas proximidades.

 

As baterias evoluíram ao longo dos anos existem diferentes tipos de voltagem da bateria. Por exemplo, você pode encontrar baterias de 4V (volts) a 18V ou superior. Tudo depende da finalidade da peça e trabalho a ser executado. Por isso, atendem tanto a atividades profissionais quanto de lazer. Aqui estão os três tipos de bateria mais comuns disponíveis no mercado:

 

Níquel Cádmio (NiCd)

É o tipo de bateria mais antiga que existe e, como tal, apresenta algumas desvantagens. Eles são feitos de níquel-cádmio e são pesados. Além disso, eles têm uma vida útil curta. Se carregados de forma incompleta, eles perderão desempenho.

Lembra do telefone antigo que funcionava mais ou menos assim? Eles vêm com baterias de níquel-cádmio. As primeiras plataformas movidas a bateria lançadas por volta da década de 1980 foram equipadas com esse tipo de bateria, e elas possuem o efeito memória no qual a bateria vicia com certo tempo de uso.

Outro ponto importante sobre as baterias de níquel é que elas podem poluir o meio ambiente se não forem descartadas adequadamente podendo contaminar o solo e o lençol freático.

 

Hidreto metálico de níquel (NiMH)

Depois do NiCd vieram as baterias NiMH. A maior vantagem sobre os primeiros é que eles podem ser mais leves, menores e gerar a mesma quantidade de energia. No entanto, eles são mais caros.

 

Lítio-íon (Li-íon)

Este é o tipo de bateria mais usados atualmente. Por serem feitos com íons de lítio, eles podem armazenar mais carga e são mais leves. Essa modelagem ocorre em câmeras digitais, laptops, telefones celulares e claro ferramentas. Outros pontos positivos são que eles não precisam usar um ciclo de vida completo, nem precisam ser zerados para recarregar.

Além disso, o descarregamento é muito mais lento, o que facilita a execução de trabalhos mais longos. No entanto elas podem se desgastar com o tempo, o que é um dos fatores que lhes conferem uma vida útil mais curta.

 

As ferramentas mais novas normalmente utilizam este modelo de bateria. É o caso das parafusadeiras, das chaves de impacto, esmerilhadeiras, entre outras. Sabe o que é melhor? Algumas vezes, as baterias deste modelo podem ser compartilhadas com diferentes tipos de ferramentas. Portanto, é uma forma de gerar economia.

 

Cuidados com descarte

Seja qual for o modelo de bateria, é importante estar atento ao descarte. De forma alguma tente abrir o produto, quando for hora de jogá-lo fora busque uma estação de reciclagem, é uma maneira de preservar o meio ambiente.

 

Você já conhece as ferramentas a bateria que temos disponíveis em nossa loja?

Clique aqui e confira!