Qual é a melhor furadeira para uso doméstico?

Sabemos o quanto pode ser frustrante comprar uma furadeira inadequada para a tarefa que você precisa executar em sua casa. Mas diante de tantos modelos, qual é a melhor furadeira para uso doméstico?

Como não conhecemos o seu projeto, fica difícil indicar precisamente qual é a melhor furadeira para você. Nossa ajuda aqui visa esclarecer os pontos que você precisa considerar antes de fazer a sua compra.

Antes de decidir qual é a melhor furadeira defina bem o seu projeto

Existem vários modelos de furadeira que se adaptam a diferentes tipos de projetos e materiais como: concreto, madeira, metal, cerâmica, vidro e plástico.

Elas trazem as tecnologias que permitem agir melhor em operações específicas. Antes de decidir qual é a melhor furadeira, é muito importante verificar as funções e características que cada modelo oferece.

Para cada tipo de trabalho haverá sempre um modelo de furadeira que executa o trabalho com melhor qualidade na operação.

Bosch, Dewalt, Makita, Skil entre outras comercializam vários tipos de furadeira, indicadas tanto para uso doméstico quanto profissional.

Furadeira com ou sem impacto

Para quem ainda é novato nesse tema, é muito importante lembrar que existem furadeiras com ou sem o sistema de impacto. Consideramos essa a principal definição que você precisa fazer logo que começa a pesquisa para encontrar a melhor furadeira para o seu projeto.

sistema com impacto deve ser utilizado para os trabalhos com alvenaria. Com essa função, além de girar a broca, o equipamento dá pequenos golpes (ou “soquinhos”) contra a superfície a ser perfurada.

Confira as nossas furadeiras com impacto

Para facilitar o trabalho do operador, alguns modelos de furadeira, trazem um botão comutador de impacto onde o usuário pode acionar ou não o sistema de impacto. Assim é possível usar a mesma furadeira para trabalhar com impacto em materiais mais duros e sem impacto em materiais menos duros.

furadeira sem impacto é indicada para trabalhos em madeira, metal ou plástico.
A furadeira sem impacto também conta com acessórios para polir e lixar (Adquiridos separadamente). 

A velocidade da furadeira

Outra característica que nem sempre é utilizada pelo usuário, é a regulagem da velocidade. Existem furadeiras que oferecem a opção de funcionar em dois estágios de velocidade.

Existem também aquelas que possuem interruptor eletrônico, recurso que permite ao operador controlar a velocidade do giro.  Nesses modelos quanto mais se pressiona o botão, mais rápido torna-se o giro, um princípio semelhante ao do acelerador do carro.

Em ambos os casos vale observar uma regra básica: quanto menor for o diâmetro da broca, maior a velocidade da furadeira.

Indicação: Materiais mais duros devem ser trabalhados em velocidades mais baixas. E consequentemente, materiais mais macios devem ser trabalhados em velocidade mais altas.

Giro reversível

Todos os modelos de furadeira em que é possível controlar a velocidade trazem ainda um outro sistema muito interessante:  o sistema de giro reversível, aonde permite inverter o sentido de rotação.

Indicação: Esse recurso é especialmente utilizado por pessoas que desejam fixar parafusos (usar como parafusadeira), a função permite apertá-los ou desapertá-los. Os modelos de furadeira com uma ou duas velocidades não possuem essa característica.

Botão-trava de acionamento contínuo

Outro recurso muito útil é o botão-trava de acionamento contínuo. Essa função permite que a furadeira trabalhe sem que haja necessidade do operador pressionar continuamente o interruptor de acionamento do motor.

Indicação: Esse recurso permite fixar a furadeira em um suporte horizontal ou vertical, por exemplo, para lixar peças de madeira ou mesmo afiar instrumentos cortantes, como facas e tesouras e fazer perfuração em série.

Furadeira com e sem fio

furadeira sem fio tem sua força medida em volts, são mais pesadas pois o peso da bateria soma-se ao peso da ferramenta em si e tendem a ser mais caras devido a compra de baterias extra e eventual troca de bateria exaurida.

Indicação: as furadeiras sem fio são ideais para trabalho em locais remotos, onde não existe acesso a tomadas elétricas. Ou seja, a mobilidade é o ponto forte das furadeiras sem fio.

furadeira com fio tem sua força medida em watts e são mais potentes que as furadeiras sem fio. Também são mais leves e menos volumosas, e não agregam o custo extra com baterias.

Indicação: furadeira com fio são indicadas para trabalhos onde você precisa de um torque maior. Ou seja, a potência é o ponto forte das furadeiras com fio.

Se ainda tiver alguma dúvida, converse com nossos consultores através do chat, WhatsApp ou e-mail, para que você possa investir na melhor furadeira possível para o seu projeto doméstico.