Cuidados necessários ao operar um Soprador STIHL

Cuidados necessários ao operar um Soprador STIHL

Os sopradores da Stihl são versáteis, práticos e podem ser utilizados para varrição, auxílio de limpeza, oferecendo mais produtividade ao operador. Porém, caso não seja operado com segurança, pode danificar o equipamento, além de causar acidentes. Confira os cuidados mais importantes abaixo!

Utilizando o Soprador STIHL pela primeira vez

Quem opera com a máquina pela primeira vez deve solicitar ao vendedor ou a um técnico, uma demonstração do uso seguro do equipamento.

Quem pode operar o Soprador STIHL

Menores de idade não devem trabalhar com a máquina, a não ser que sejam maiores de 16 anos e estejam sob supervisão. Lembre-se de desligar a máquina quando ela não estiver sendo utilizada, para que não coloque ninguém em risco.

Quem for operar a máquina deve estar descansado e com boas condições de saúde para evitar acidentes. Caso o operador tenha alguma limitação física ou restrição médica, ele deve consultar um médico antes de realizar o trabalho.

Usuários que utilizam marcapasso devem ficar atentos, uma vez que o sistema de ignição desta máquina gera um campo magnético pequeno, mas que não pode ser descartada.

Evite trabalhar com o Soprador STIHL depois de ingestão de bebidas ou sob efeitos de medicamentos.

Sobre as condições de uso do Soprador STIHL

Em alguns locais, o trabalho com equipamentos que emitem ruídos pode ter limitação de horário, por isso fique atendo às leis e condições do local.

A máquina deve ser colocada em funcionamento somente se todos os componentes estiverem em boas condições.

O soprador possibilita a limpeza de superfícies cobertas com palha, grama, papel e semelhantes em locais como jardins, estádios de futebol, estacionamentos ou entradas de veículos. Também é indicado para limpar trilhas situadas em parques e bosques.

É contra-indicado soprar materiais que são prejudiciais à saúde. Não realizar alterações na máquina, para não danificar o equipamento.

Vestimenta ideal

Utilize vestimenta e equipamentos adequados. As roupas devem ser práticas e confortáveis. Use roupas justas como por exemplo macacão. Não use roupas, xale, gravata ou acessórios que possam entrar na corrente de ar.

Prenda os cabelos, caso sejam compridos e proteja bem com lenço, boné ou capacete.

Também é importante utilizar usar sapatos de segurança com sola antiderrapante. É indispensável o uso de óculos de segurança firmes também para evitar lesões nos olhos. Eles devem estar bem firmes.

Indica-se o uso também de protetor auricular para proteção dos ouvidos.

Limpeza e Manutenção do Soprador STIHL

Para limpeza da máquina, não usar lavadora de alta pressão. O jato forte de água pode danificar as peças do equipamento.

Realizar a manutenção periódica no soprador. Os trabalhos que não puderem ser realizados pelo próprio usuário devem ser encaminhados para uma assistência técnica especializada.

Profissionais com treinamentos periódicos tem mais capacidade de realizar a correta manutenção periódica. Use apenas peças de reposição de qualidad ee originais.

Para realizar qualquer limpeza ou manutenção, a máquina deve estar desligada, com exceção da regulagem do carburador e da marcha lenta.

Nunca deixe a máquina próximo a locais com fogo. Verifique regularmente a vedação da tampa do tanque de combustível.

Verifique os cabos de ignição, como isolamento correto e assentor firme. Confira se o silenciador está em boas condições de funcionamento.

Nunca encoste no silenciador quente para evitar risco de queimadura. Evite trabalhar com o silenciador danificado ou sem silenciador. Verifique os elementos vibratórios frequentemente.

Dicas importantes de segurança sobre o Soprador STIHL

* A máquina produz gases tóxicos, assim que o motor é acionado. Esses gases podem ser inodoros e invisíveis e conter hidrocarbonetos e benzeno não queimados.
* Nunca trabalhar com a máquina em locais fechados ou mal ventilados, mesmo com máquinas com catalisador.
* Jamais aponte o soprador sobre pessoas ou animais. A máquina pode arremessar pequenos objetos em alta velocidade, o que pode ocasionar acidentes.
* Nunca se afaste da máquina enquanto ela estiver ligada e ao trabalhar em locais abertos, cuide para não colocar a vida de pequenos animais em risco.
* Não fume durante o trabalho perto da máquina para evitar risco de incêndio, uma vez que gases inflamáveis podem podem escapar do sistema de combustível.
* Sempre que possível, opere a máquina com pouco ruído e baixa aceleração. Evite que o soprador permaneça ligado sem necessidade de acelerar durante o trabalho.
* Caso a máquina apresente algum problema de funcionamento é necessário levar para revisão.

As dicas de segurança e cuidados foram importantes pra você? Para mais detalhamento e informações consulte o manual do fabricante.