Como cuidar da bateria de furadeira sem fio

As furadeiras sem fio são práticas, portáteis e prontas para o trabalho. Sabendo como cuidar da bateria de furadeira sem fio, você pode prolongar por vários anos a sua vida útil, fazendo valer à pena o seu investimento.

Uma boa dica é manter a bateria da sua furadeira sempre carregada. Recarregue-as assim que notar uma diminuição na energia, pois a maioria delas dura mais tempo se recarregadas quando atingem 70% da capacidade.

Certifique-se de deixar a bateria da ferramenta sem fio ligada até que esteja completamente carregada. A maioria dos carregadores tem um indicador para avisar quando é a hora certa de tirá-la da tomada.

Nunca deixe a bateria muito tempo conectada ao carregador. Ao menos que as instruções da sua ferramenta digam especificamente para armazenar a bateria no carregador, remova-a após a conclusão do carregamento. A sobrecarga pode danificar a bateria e reduzir sua vida útil. Nem todos os carregadores desligam automaticamente, por isto, esta observação é bastante útil para ajudar você a cuidar das baterias das furadeiras e outras ferramentas.

As baterias de NiCd (aquelas com o chamado “efeito de memória”, ou seja, as famosas baterias de Níquel Cádmio) precisam ser completamente descarregadas mensalmente para manter sua memória de carga.

A vida da bateria diminui com a falta de uso, então, use-a com o máximo de frequência possível. Se você raramente trabalha com este tipo de ferramenta, talvez seja melhor considerar adquirir um exemplar para ligar diretamente à energia, ou planejar recarregar a bateria de furadeira sem fio antes de iniciar um projeto.

As baterias de furadeira sem fio durarão mais se forem armazenadas em um local seco e longe da umidade ou calor excessivo, ou seja, um ambiente com temperatura controlada. Não é necessário, no entanto, armazenar as baterias no congelador, como se prega o costume popular.

Sempre armazene a bateria no seu estojo de transporte original ou em uma bolsa almofadada. Certifique-se de usar a tampa de plástico que acompanha a bateria para evitar curto-circuito e proteger os terminais contra quebra ou umidade.

Certifique-se de usar a configuração de ferramenta correta para o trabalho. Por exemplo, configurações de torque mais altas podem esgotar uma bateria de furadeira sem fio mais rapidamente, então, você terá mais vida útil da bateria se usar a configuração necessária.

Não carregue a bateria apenas quando ela esgotar totalmente, pois uma drenagem profunda (ou seja, fazer com que uma bateria recarregável chegue ao seu limite de uso), pode danificar permanentemente os polos e reduzir a vida útil dela. Em vez disso, recarregue a bateria assim que sua ferramenta começar a desacelerar ou perder um pouco da força ou potência. Nunca deixe que ela descarregue completamente, a menos que você tenha uma bateria de NiCd que mostre diminuição de capacidade devido ao efeito de memória.

Também é necessária atenção ao calor, pois ele é letal para a bateria de furadeira sem fio e pode até causar explosões. Se a bateria ficar quente ao toque, deixe esfriar antes de recarregar ou usar. Não guarde baterias recarregáveis em um lugar quente, como um carro, sótão ou qualquer outra área de armazenamento superaquecida.