Mandril de Furadeira, como utilizar e trocar?

A furadeira é uma ferramenta indispensável para se ter em casa, sempre precisamos colocar uma estante nova, um quadro etc. E para isso você sempre irá precisar da furadeira ideal para não passar aperto na hora da necessidade. Más não se preocupe, a Casa das Furadeiras tem a solução para todas as suas dúvidas, acesse nosso artigo: Qual é a melhor furadeira para uso doméstico?

Qual a função do mandril na furadeira?

 

O mandril é uma peça presente em diversos equipamentos, mas provavelmente você o tenha conhecido na furadeira, a função do mandril é simples, permitir que acessórios sejam acoplados a máquina, geralmente são utilizadas brocas, bits, serras copo etc.

Existem alguns tipos de mandris, dentre eles vou citar alguns:

 

Mandril com chave de aperto:

Este é o mandril mais famoso, utilizado em boa parte das furadeiras elétricas, um dos principais para fixação de brocas, é utilizado por diversas máquinas, possui um acoplamento por chave, girando em sentido horário para apertar e anti-horário para soltar, este modelo também é indicado para trabalhos mais pesados que exigem mais força no aperto da ferramenta no mandril do equipamento.

 

Mandril de aperto Rápido:

 

Utilizado em boa parte das furadeiras e parafuradeiras à bateria e elétricas também, permite ao operador acoplar e desacoplar um acessório apenas com as mãos, sem a necessidade de utilizar uma chave, tornando a operação mais rápida e ágil.

É o mandril mais indicado para utilização com brocas e bits que precisam de uma rápida troca e alternação de acessórios.

 

Posso lubrificar o mandril da minha furadeira?

Sim, antes de trocar o mandril antigo, e como manutenção preventiva é sempre bom lubrificar as peças com óleo desengripante, esse procedimento pode-se ser feito de tempos em tempos de acordo com a frequência de uso do seu mandril.

 

Como trocar a mandril da minha furadeira?

Atenção se seu produto estiver em garantia, ou se você não se sentir seguro em fazer o procedimento, leve seu equipamento em uma assistência técnica, se você for de Curitiba/PR, venha até uma de nossas lojas! Somos assistência técnica autorizada das principais marcas do mercado, ligue e saiba mais: (41) 3377-2771.

  • Atenção, o procedimento pode resultar na quebra do mandril, riscos e outros problemas ao mesmo, não nos responsabilizamos com possíveis danos físicos e materiais, este é apenas um material informativo.

 

Materiais Necessários:

1 - Uma furadeira para trocar o mandril

1 – Mandril com o mesmo encaixe do anterior

1 - Trava rosca

1 - Chave de grifo

1 - Chave de mandril

1 – Parafusadeira ou chave para abrir a máquina.

1 – Torno de Bancada

 

Para trocar o mandril primeiramente será necessário abrir o equipamento retirando seus parafusos.

 

Depois será necessário separar o conjunto do eixo/mandril do restante da máquina, se atente para o local onde estão as peças, se necessário tire uma foto de como estava antes, cuide para não perder a mola e esfera de rolamento que estão presentes nas furadeiras com impacto.

 

Agora prendemos o mandril em uma morsa tendo o cuidado de verificar se ele está bem fixo para que quando forçado não venha a patinar junto com a engrenagem e utilizamos uma chave grifo para desrosquear ele no sentido ANTI-HORARIO apoiando a chave na coroa de engrenagem.

 

Obs. É necessário ajustar a chave grifo da maneira correta e mais justa possível na engrenagem para que não venha a quebrar ou danificar nenhum de seus dentes na hora de sacar o mandril e recoloca-lo.

 

Feito esse processo o mandril já está solto do eixo.

 

Iremos trocar o mandril convencional por um mandril de aperto rápido.

 

Para substituir o mandril utilizamos trava rosca para fixá-lo novamente e para não haver o perigo de o mandril se soltar durante o uso da máquina.

Obs, alguns modelos de mandril possuem parafuso de fixação.

 Insira a trava rosca na rosca do eixo e rosqueie o eixo até o encosto do mandril.

Aperte com a chave de grifo em Sentido Horário (É necessário ajustar a chave grifo da maneira correta e mais justa possível na engrenagem para que não venha a quebrar ou danificar nenhum de seus dentes na hora de sacar o mandril e recolocá-lo.)

Reinstale o conjunto do eixo/mandril na máquina e não esqueça de recolocar a esfera e a mola, lubrifique as engrenagens.

 

Agora é só fechar novamente a máquina e está pronta para o uso.

Obs. Recomendamos a aguardar o tempo de secagem da trava rosca seguindo as especificações do fabricante.

Antes de utilizar o equipamento teste o mesmo, o uso incorreto ou a incorreta colocação do mandril poderá ocasionar problemas ou acidentes como, a brocar soltar ou patinar, espanar a rosca do eixo ou mandril, superaquecimento da máquina e até mesmo a queima do motor.

 

Este é o processo de troca de mandril mais comum entre as furadeiras e parafusadeiras disponíveis no mercado, porém, deve-se ter muita atenção para verificar as características tanto do mandril quando do eixo na hora da troca.

Existem eixos com encaixe para chave que não tem a necessidade da abertura do equipamento na hora da troca, facilitando a substituição do mesmo.

Existe também alguns tipos de eixo e mandril que possuem parafuso de fixação, nesse caso deve se ter a atenção de antes de retirar o mandril, retirar esse parafuso (rosca esquerda) para depois seguir com o processo, e na hora da montagem utilizar trava rosca também na fixação do parafuso.

 

Só utilize peças originais em seu equipamento para maior segurança e durabilidade.