Cuidados necessários ao operar uma lavadora STIHL

Ao operar uma lavadora STIHL é preciso ter atenção ao seu correto manuseio e as informações de segurança para que não ocorra nenhum acidente durante o trabalho. Abaixo você confere alguns cuidados fundamentais!

Utilizando a lavadora STIHL pela primeira vez

Algumas dicas essenciais são nunca utilizar a lavadora STIHL se houver pessoas sem o equipamento de segurança na área de trabalho. Sempre realizar qualquer ação com o plugue do equipamento fora da tomada para evitar acidentes.

Quando a máquina não estiver em uso, desligar, tirar do plugue da tomada e assegurar que pessoas não autorizadas não tenham acesso à máquina.

É importante que, quem opera com a máquina pela primeira vez solicite ao vendedor uma demonstração de uso seguro.

Antes de iniciar o trabalho com a lavadora STIHL, verificar se ela está em perfeitas condições de funcionamento. Verifique cabos elétricos, plugues, mangueiras de alta pressão, sistemas de jateamento e itens de segurança.

Nunca trabalhe com a mangueira de alta pressão danificada. Lembre-se de colocar a máquina em funcionamento somente quando todos os componentes estiverem em perfeito estado.

Quem pode operar a lavadora STIHL

Menores de idade não devem trabalhar com lavadoras de alta pressão, com exceção de jovens acima de 16 anos, que estejam sob supervisão.

Somente dar ou emprestar o equipamento para pessoas que conhecem o equipamento e seu correto manuseio. Sempre lembrar de entregar junto o manual de instruções para mais informação.

Quem trabalha com a máquina deve estar descansado, com boas condições de saúde e bem-disposto. Quem não puder fazer esforço físico por algum motivo de saúde deve buscar consultar o médico. Não é indicado operar a lavadora STIHL após a ingestão de bebidas alcoólicas, medicamentos que prejudiquem a concentração.

Sobre as condições de uso da lavadora STIHL

Nunca passe com veículos por cima da mangueira de alta pressão, nem dobre ou torça a mangueira. Não carregue ou puxe o aparelho pelo cordão de alimentação ou pela mangueira de alta pressão.

A mangueira de alta pressão deve ser adequada para a pressão de trabalho da máquina. A pressão de trabalho permitida, a temperatura máxima permitida e a data de fabricação estão impressas na mangueira de alta pressão. Na carcaça estão as informações impressas da pressão de trabalho e data de fabricação.

Indicações de segurança e técnicas de trabalho

A elevada pressão de água gerada e a conexão na rede elétrica são fontes para situações de risco. É indispensável ler com atenção o manual de instruções de serviços antes de realizar o primeiro uso.

Vestimenta ideal

Usar sapatos com sola antiderrapante. Usar óculos e roupa de proteção. É recomendado o uso de macacão apropriado para o trabalho, para diminuir o risco de ferimentos gerados pelo contato involuntário com o jato de alta pressão.

Limpeza e Manutenção

A lavadora STIHL é designada para uso com produto de limpeza fornecido ou recomendado pelo fabricante. Use somente detergentes especiais, liberados para uso com lavadoras de alta pressão. O uso de outros produtos de limpeza ou produtos químicos pode prejudicar a segurança do aparelho, a saúde do usuário, causar danos na máquina.

Utilize o produto de limpeza de acordo com a dosagem indicada pelo fabricante, observando as instruções.

* Antes de qualquer manutenção ou limpeza de máquina, sempre tirar o plugue da tomada. Para garantir um trabalho sem problemas, recomendamos seguir os seguintes passos:
* Enxaguar com água a mangueira de alimentação da água, a mangueira de alta pressão, a lança de jatear e acessórios antes da montagem;
* Tirar a areia e poeira dos engates e conectores;
* Lavar o conjunto de pulverização após o uso.
* Para limpar o bico de alta pressão, uma vez que um bico entupido pode gerar uma pressão muito alta na bomba.
* Limpe os filtros de água uma vez por mês ou conforme a necessidade.
* Limpe as aletas de ventilação, mantenha a máquina limpa para que o ar de refrigeração possa entrar e sair pelas aberturas de ventilação. Lembre-se também de lubrificar os engates para acoplamento da mangueira de alta pressão e lança de jatear na pistola.

Dicas fundamentais de segurança

Tirar imediatamente o plugue da tomada ao verificar que a conexão elétrica está danificada para evitar risco de choque elétrico.

Não molhe a máquina ou outros aparelhos elétricos com mangueira de alta pressão ou a mangueira de alimentação de água para não ter perigo de curto circuito.

Não molhe equipamentos elétricos, cabos, conexões elétricas com a mangueira de alta pressão ou com a mangueira de alimentação de água.

O operador da máquina não deve direcionar o jato de alta pressão sobre si ou sobre outras pessoas.

As informações foram úteis para você? Para consultar outros cuidados e dicas de como usar veja o manual do fabricante. Conheça~os modelos de lavadora STIHL que comercializamos.