Qual é a melhor furadeira para uso doméstico?
Sabemos o quanto pode ser frustrante comprar uma furadeira inadequada para a tarefa que você precisa executar em sua casa. Mas diante de tantos modelos, qual é a melhor furadeira para uso doméstico?
Como não conhecemos o seu projeto, fica difícil indicar precisamente qual é a melhor furadeira para você. Nossa ajuda aqui visa esclarecer os pontos que você precisa considerar antes de fazer a sua compra.
Antes de decidir qual é a melhor furadeira defina bem o seu projeto
Existem vários modelos de furadeira que se adaptam a diferentes tipos de projetos e materiais como: concreto, madeira, metal, cerâmica, vidro e plástico.
Elas trazem as tecnologias que permitem agir melhor em operações específicas. Antes de decidir qual é a melhor furadeira, é muito importante verificar as funções e características que cada modelo oferece.
Para cada tipo de trabalho haverá sempre um modelo de furadeira que executa o trabalho com melhor qualidade na operação.
A Bosch, Dewalt, Makita, Skil entre outras comercializam vários tipos de furadeira, indicadas tanto para uso doméstico quanto profissional.
Furadeira com ou sem impacto
Para quem ainda é novato nesse tema, é muito importante lembrar que existem furadeiras com ou sem o sistema de impacto. Consideramos essa a principal definição que você precisa fazer logo que começa a pesquisa para encontrar a melhor furadeira para o seu projeto.
O sistema com impacto deve ser utilizado para os trabalhos com alvenaria. Com essa função, além de girar a broca, o equipamento dá pequenos golpes (ou “soquinhos”) contra a superfície a ser perfurada.
Confira as nossas furadeiras com impacto
Para facilitar o trabalho do operador, alguns modelos de furadeira, trazem um botão comutador de impacto onde o usuário pode acionar ou não o sistema de impacto. Assim é possível usar a mesma furadeira para trabalhar com impacto em materiais mais duros e sem impacto em materiais menos duros.
A furadeira sem impacto é indicada para trabalhos em madeira, metal ou plástico.
A furadeira sem impacto também conta com acessórios para polir e lixar (Adquiridos separadamente).
A velocidade da furadeira
Outra característica que nem sempre é utilizada pelo usuário, é a regulagem da velocidade. Existem furadeiras que oferecem a opção de funcionar em dois estágios de velocidade.
Existem também aquelas que possuem interruptor eletrônico, recurso que permite ao operador controlar a velocidade do giro. Nesses modelos quanto mais se pressiona o botão, mais rápido torna-se o giro, um princípio semelhante ao do acelerador do carro.
Em ambos os casos vale observar uma regra básica: quanto menor for o diâmetro da broca, maior a velocidade da furadeira.
Indicação: Materiais mais duros devem ser trabalhados em velocidades mais baixas. E consequentemente, materiais mais macios devem ser trabalhados em velocidade mais altas.
Giro reversível
Todos os modelos de furadeira em que é possível controlar a velocidade trazem ainda um outro sistema muito interessante: o sistema de giro reversível, aonde permite inverter o sentido de rotação.
Indicação: Esse recurso é especialmente utilizado por pessoas que desejam fixar parafusos (usar como parafusadeira), a função permite apertá-los ou desapertá-los. Os modelos de furadeira com uma ou duas velocidades não possuem essa característica.
Botão-trava de acionamento contínuo
Outro recurso muito útil é o botão-trava de acionamento contínuo. Essa função permite que a furadeira trabalhe sem que haja necessidade do operador pressionar continuamente o interruptor de acionamento do motor.
Indicação: Esse recurso permite fixar a furadeira em um suporte horizontal ou vertical, por exemplo, para lixar peças de madeira ou mesmo afiar instrumentos cortantes, como facas e tesouras e fazer perfuração em série.
Furadeira com e sem fio
A furadeira sem fio tem sua força medida em volts, são mais pesadas pois o peso da bateria soma-se ao peso da ferramenta em si e tendem a ser mais caras devido a compra de baterias extra e eventual troca de bateria exaurida.
Indicação: as furadeiras sem fio são ideais para trabalho em locais remotos, onde não existe acesso a tomadas elétricas. Ou seja, a mobilidade é o ponto forte das furadeiras sem fio.
A furadeira com fio tem sua força medida em watts e são mais potentes que as furadeiras sem fio. Também são mais leves e menos volumosas, e não agregam o custo extra com baterias.
Indicação: furadeira com fio são indicadas para trabalhos onde você precisa de um torque maior. Ou seja, a potência é o ponto forte das furadeiras com fio.
Se ainda tiver alguma dúvida, converse com nossos consultores através do chat, WhatsApp ou e-mail, para que você possa investir na melhor furadeira possível para o seu projeto doméstico.