Lixadeira – 10 Dicas de Uso Eficiente da Ferramenta
A lixadeira é uma ferramenta elétrica, muito usada em oficinas mecânicas e profissionais da construção civil para realizar a unificação de superfícies. Existem, na realidade, três tipos de lixadeiras mais conhecidas, sendo elas a lixadeira orbital, a lixadeira roto orbital e a lixadeira de cinta.
A lixadeira orbital é aquela que, como o nome já diz, realiza apenas movimentos circulares, em órbita, também chamada de “treme e treme”. É a melhor escolha para melhorar a aparência de rebarbas e trazer acabamentos leves e suaves.
Melhores marcas de lixadeira orbital
Existem muitas marcas no mercado de construção civil que buscam atrair clientes, mas nem todas podem ser tão eficientes. As marcas mais indicadas para compra são aquelas de renome como a Bosch, Makita, Dewalt, Stanley e Raimann.
Procure escolher pelo modelo que atenda melhor suas necessidades e o seu orçamento.
Lixadeira orbital para projetos diferenciados
Se você tem o objetivo de realizar um excelente acabamento em superfície plana, principalmente ao desenvolver projetos de marcenaria que exigem um fino acabamento, você deve optar por uma lixadeira orbital.
Para produtos em aço e metal você também deve considerar usar essa ferramenta. Esses detalhes fazem toda a diferença na hora de destacar seu produto frente aos consumidores que prezam pela qualidade e pela beleza dos materiais.
Dicas de uso eficiente da lixadeira orbital
Se você deseja ter 100% de aproveitamento da lixadeira orbital, saiba que existem algumas dicas para realizar um uso mais eficiente da ferramenta. Confira 10 dicas essenciais para otimizar seu uso!
- Nunca encoste na lixa enquanto a lixadeira estiver ligada para evitar acidentes.
- Escolha uma lixadeira orbital que tenha o interruptor selado, pois o excesso de poeira pode danificar e fazer com que seu aparelho tenha dificuldade na hora de ligar ou desligar.
- Tenha um bom controle da velocidade da lixadeira orbital, principalmente se você tiver lidando com materiais delicados para evitar danos às peças.
- Ter um balanço da lixadeira orbital, de forma equilibrada, garante mais controle e conforto na hora de manusear a ferramenta e evita fadiga durante seu uso.
- Lembre-se que o prato da lixadeira roto orbital sempre deve estar bem encaixado à peça.
- Lubrifique a lixadeira roto orbital regularmente para evitar o ressecamento das palhetas.
- Para reduzir a fadiga do operador, prefira lixadeiras com design ergonômico das marcas citadas acima.
- Nunca retire o coletor de poeira da lixadeira orbital, pois ele evita que partículas consequentes do corte ou lixamento sejam lançados contra o operador do equipamento.
- Não aplique força excessiva para lixar, pois o disco da lixadeira orbital não irá suportar o peso do operador.
- Nunca pressione o disco de corte também em posição lateral.
Dicas extras de segurança
- Utilize sempre o equipamento de segurança como protetor auricular, óculos de segurança ou viseira, avental e máscara.
- Use sacos coletores de pó, que podem ser acoplados a alguns modelos de lixadeiras para evitar excesso de sujeira.
- Sempre utilize as duas mãos para operar o equipamento.
- Não utilize o equipamento se estiver com fios desencapados.
- Ao término do trabalho espere o disco parar completamente antes de guardá-lo para evitar acidentes.
- Guarde o equipamento em lugar apropriado e com o disco direcionado para cima e longe do alcance de crianças.
- Mantenha o cabo de alimentação a uma certa distância do equipamento.
- Não utilize o equipamento próximo a produtos tóxicos ou inflamáveis.
Cuidados profissionais
Manter um local de trabalho organizado e se preocupar com as medidas de segurança, portando os EPIs necessários são essenciais na hora de manusear a lixadeira orbital e outros equipamentos de construção civil.
A lixadeira orbital deve apenas ser utilizada por profissional capacitado, que tenha pleno domínio do uso da ferramenta de modo que não cause acidentes a si próprio ou a terceiros.
Sempre importante ler o manual do fabricante para obter as informações necessárias sobre cada uso e para entender como aumentar a vida útil da ferramenta.
Já sabe qual a melhor lixadeira para desenvolver seus trabalhos? Entre em contato conosco!